Cirurgia capilar: “Aproximação da imagem do paciente à sua identidade pessoal”

Foto: Rejuvie/DR

Devolver ao paciente o aspeto bastante aproximado daquele que se encontrava antes da calvície, é um dos objetivos da cirurgia capilar. A Rejuvie, clínica de referência com sede em Espinho, dispõe da cirurgia capilar desde 2019, com o médico especialista Bruno Ferreira.

A cirurgia capilar não se destina única e exclusivamente à vulgarmente denominada calvície. Permite reconstruir áreas em que houve perda capilar, construindo ou alterando determinadas áreas capilares – cabelo, sobrancelhas, pestanas, barba ou do cabelo corporal. “Considerar um transplante capilar um procedimento unicamente estético é altamente redutor”, afirma Bruno Ferreira, médico especialista da clínica Rejuvie.

A cirurgia capilar “é a área de medicina que se dedica em exclusivo à saúde capilar, com um foco na cirurgia, quando esta é necessária”, dá nota o médico.

A cirurgia capilar permite, assim, “reconstruir áreas em que houve perda capilar, seja de pêlo ou de cabelo. Permite-nos, ainda, modificar questões congénitas, melhorando a estética de uma determinada área em específico ou global do paciente”, explica Bruno Ferreira.

“Seja por uma alopecia androgenética (a comum calvície), uma alopecia congénita, um trauma (como uma queimadura, um acidente, etc.) ou outra causa, a cirurgia capilar coloca-nos na posição de devolver ao paciente um aspeto bastante aproximado (senão melhor) daquele em que ele/ela se encontrava antes do evento ou construir novas zonas originalmente sem cabelo”, acrescenta.

Para Bruno Ferreira, o principal benefício “é uma aproximação da imagem do paciente à sua identidade pessoal”. “Termos uma imagem com a qual não nos identificamos é um fator preponderante no sofrimento pessoal, e há pessoas com uma angústia enorme por isso mesmo. Ao construirmos/alterarmos determinadas áreas capilares vamos não só melhorar as questões no paciente como ainda restabelecer outro papel importante do cabelo no nosso corpo – a função de barreira (do sol, de insetos, etc.) e de manutenção da hidratação do corpo”, explica.

Neste sentido, as pessoas que procuram a cirurgia capilar “sentem-se mais íntegras e mais confortáveis na sua pele” e, ao mesmo tempo, “mais identificadas com a sua imagem”. Há “um benefício estético, de saúde mental e físico”, sublinha.

Artigo completo na edição de 18 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.