Operação Babel: Elad Edror fica em liberdade mediante pagamento de caução de um milhão de euros

Elad Dror, CEO do grupo Fortera (foto: Francisco Azevedo/Arquivo)

O empresário Paulo Malafaia, arguido na operação Babel vai ficar em prisão preventiva. O investidor israelita do Grupo Fortera, Elad Edror, poderá ficar em liberdade, mediante o pagamento de uma caução de um milhão de euros e a entrega do passaporte.

A decisão do Juiz de Instrução Criminal do Porto foi conhecida ontem [19 de maio] e determinou a prisão preventiva de Paulo Malafaia, que estava em liberdade no âmbito da Operação Vórtex que levou à detenção do ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reiss em janeiro passado.

A operação Babel levada a cabo pela Polícia Judiciária no início desta semana está relacionada com alegada corrupção em projetos imobiliários na autarquia de Vila Nova de Gaia. Fica em prisão preventiva, também, o vice-presidente da Câmara gaiense, Patrocínio Azevedo.

À saída do tribunal, o empresário israelita, Elad Edror, segundo o Jornal de Notícias, afirmou que terá dito “a verdade”, mas não quis falar mais temendo “ficar em apuros”.

“No que diz respeito a mim e à Fortera é tudo uma treta. Nunca pedi a ninguém para fazer algo ilegal por nós. Temos projetos espetaculares e devíamos ser apoiados pela Autarquia. Viemos com boas intenções. Os projetos vão ser feitos, a Fortera vai prosperar talvez não comigo a liderar porque sou muito interessante para a opinião pública. Vou tornar-me menos interessante e vou para junto da minha família, que tenho cinco filhos à minha espera”, afirmou Elad Dror ao jornal diário.