O Espetáculo "O meu avô consegue voar" marca o encerramento do festival (Foto: DR)

Próximo evento acontece a 24 de junho, marcando o início de uma temporada de verão pautada por grande atividade cultural.

Depois do arranque do Mar Marionetas a 14 de maio com o espetáculo Depois da Chuva, a 16ª edição do festival vai prosseguir, dia 24 de junho, com o Teatro Land-Lambe Pequeno Grande Céu, protagonizado pela Cia Ventoinha – Teatro, Bonecos e Objetos. Este programa destinado a maiores de seis anos, realiza-se no Parque João de Deus entre as 10h e as 13 horas.

No mesmo dia, mas ao fim da tarde, os espinhenses vão poder assistir ao espetáculo A Viagem. O momento decorre igualmente no Parque João de Deus, mas terá direito a várias sessões. A primeira realiza-se às 19 horas, seguindo-se mais às 19h30, às 20h, às 21h30 e, a última, às 22 horas. O evento está a cargo do Mãozorra – Teatro de Marionetas.

Na segunda-feira de 26 de junho, em plena atividade da Feira Semanal, o Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas vai dinamizar um teatro de rua com o nome de Agostinho e Felicidade. O momento inicia-se às 10h30 e tem a duração de uma hora.

Julho inicia também com direito a animação. Às 11 horas do primeiro dia do mês, há uma programação especial para bebés. O espetáculo BebeeThoven, do grupo Lua Cheia – Teatro para todos, e destinado a crianças entre os seis e os 36 meses, vai animar a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

Mais tarde, a 15 de julho, será o jardim da Biblioteca Municipal a ser o palco para mais um evento. Entre as 10h e as 13 horas, o Teatro de Marionetas Red Cloud vai dinamizar uma oficina de construção de marionetas de luva. O momento tem entrada livre, mas está limitado a 20 crianças.

No mesmo dia, mas da parte da tarde, o grupo Red Cloud vai continuar a animar os espinhenses. O parque João de Deus vai receber, às 15 horas, o teatro Dom Roberto.

Na terça-feira de 18 de julho, às 10h30 e às 14h30, será o Face – Fórum de Arte e Cultura de Espinho a acolher mais um momento do Mar Marionetas. Palhinhas, a História de um Espantalho vai ser o espetáculo do dia. Um evento protagonizado pelo Teatro Krisálida.

O último evento de julho acontece no dia 21. Num momento especialmente pensado para a população sénior, o Festival Mar Marionetas vai até ao Face – Fórum de Arte e Cultura de Espinho para mostrar o trabalho A Caixa de Nove Lados, um espetáculo do Teatro de Marionetas Historioscópio que começa às 10h30.

É igualmente no FACE que se inicia a programação de agosto. No dia 3, a oficina Quem é Quem, dinamizada pelo Historioscópio vai possibilitar um momento de diversão e aprendizagem a 12 crianças. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

Com uma pausa na programação, o Festival Mar Marionetas regressa a 24 de setembro. Depois das férias, o Teatro Lambe-lambe volta a Espinho para trazer o Zapateiro e os Trasnos, tal como os Três Desejos. Numa parceira com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, o Parque João de Deus vai acolher estes espetáculos que se realizam às 10 horas e às 15.

Ainda no dia 24, os espinhenses vão também ter a oportunidade de ver mais dois espetáculos. O primeiro chama-se Voo Poético e o segundo Elétrico28. São protagonizados pela Companhia Realejo, Teatro de Caixa entre as 15h e as 17 horas.

A já conhecida Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora chega a 26 de setembro. Será o Centro Multimeios a acolher uma palestra especial, às 10h30, com Filipa Mesquita.

Quase no fim, o Mar Marionetas vai conseguir acolher ainda a oficina Introdução às Pastas e Técnicas de Modelação. O momento acontece no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho e dá a oportunidade para a participação de 15 pessoas. Está a cargo da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, tal como o último evento desta 16ª edição.

O meu avô consegue voar foi escolhido como o espetáculo de encerramento e terá um foco especial para as escolhas do concelho. Realiza-se no Centro Multimeios dias 27 e 29 de setembro.