Atletismo: Filipa Silva quer “alcançar os mínimos para os nacionais”

Foto: Defesa de Espinho/DR

Ao serviço da seleção de Aveiro, a atleta do SC Espinho/António Leitão, Filipa Silva, ficou em terceiro lugar no lançamento do dardo (500 gramas) no Olímpico Jovem Nacional que se realizou em Lagoa, no Algarve. Um feito para o clube que teve a participação de mais três atletas numa competição que envolveu os melhores de Portugal.

A jovem espinhense, com 15 anos de idade, representou a seleção de Aveiro lançando o dardo a 25,96 metros de distância o que constituiu, também, um recorde pessoal, ficando atrás de Beatriz Silva (32,20 metros), de Leiria e de Camila Fonseca (26,73 metros), de Setúbal.

Filipa Silva foi, assim, a primeira atleta do SC Espinho/António Leitão a conseguir uma medalha num campeonato nacional.

“Foi muito bom estar a representar a seleção de Aveiro de atletismo e, por isso, tenho de agradecer aos treinadores que estiveram a trabalhar comigo de forma a conseguir melhorar as minhas marcas”, começou por afirmar a jovem atleta tigre sobre a participação na prova.

“Sinto-me muito feliz porque o que alcancei constitui um grande feito”, sublinha a jovem atleta espinhense.

Filipa Silva representa o SC Espinho/António Leitão pela segunda época consecutiva, mas praticou várias modalidades entre as quais a natação, a dança e o andebol. Porém, com a pandemia tudo mudou “Tinha uma amiga que andava no atletismo e que me convidou para ir experimentar e para não estar parada. Gostei e fiquei”, conta a jovem atleta.

Filipa começou a fazer o lançamento do dardo e no início “achava que a especialidade era aborrecida e que era, sobretudo, muito complicada, devido à técnica que implicava. Era uma atleta que até me dava bem na corrida, em barreiras, mas com o tempo fui ganhando o gosto pelo lançamento do dardo. Fui aperfeiçoando a técnica com a ajuda do treinador Carlos Ferreira e fui conseguindo melhorar as marcas e conquistando resultados em algumas provas”, revela.

Artigo completo na edição de 25 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.