Canelas e Rodrigo estão separados por 57 anos, mas unidos nas conquistas

Foto: Sara Ferreira

São de gerações diferentes, com percursos desportivos distintos e a natação e o SC Espinho é o que os une. António Canelas teve uma vida dedicada ao andebol, como atleta e treinador e já depois dos 60 anos dedicou-se à natação, onde conquistou títulos e troféus. O jovem Rodrigo Rodrigues, com 16 anos, tem um percurso desportivo na formação. É campeão e uma promessa para a modalidade.

António Canelas e Rodrigo Rodrigues dedicam grande parte do tempo à natação. São dois atletas do SC Espinho com idades e percursos distintos, mas que lutam para alcançar o topo na modalidade. Canelas, aos 73 anos, reúne a força e a determinação que sempre o caracterizou e a natação, que entrou na sua vida depois dos 60 anos de idade, após a sua reforma como professor, acompanha-o diariamente. Fim de semana após fim de semana, António Canelas marca presença em competições masters e em todas traz medalhas.

O tigre era um atleta eclético porque praticava, simultaneamente, andebol, futebol e voleibol. Ainda na fase de formação, entrou em provas de natação pela Académica de Espinho. “Era um nadador índio porque não fui formado e orientado com técnicas da natação”, dá nota António Canelas que considera que preferia nadar no mar assumindo “uma relação de amor e paixão com o mar”.

A relação mais séria com a natação acaba por surgir depois dos 60 anos de idade, já muito próximo de se reformar como professor. “Fui estudando as questões ligadas à geriatria e verifiquei que a atividade física deveria estar presente. Por isso, decidi iniciá-la na piscina e no mar onde cometi algumas loucuras conscientes”, confessa o master que não esconde que a sua saúde “tem colaborado e permitido que tenha esta atividade”, juntamente com “uma alimentação normal”, comendo e bebendo “sem restrições, mas também sem excessos”.

O primeiro passo competitivo de Canelas surgiu em Leiria. “Estava presente o desportista mais eclético do país, o António Bessone Basto, que me lançou o desafio para participar num meeting internacional que iria decorrer nas Caldas da Rainha. Falei com o Paulo Freitas, responsável pela secção de natação do SC Espinho, que me inscreveu na prova”, conta.

Nas Caldas da Rainha, Canelas alcançou uma vitória, um quarto lugar e foi desclassificado numa outra prova. Isso não o desmotivou e incentivou a atividade competitiva na natação.

Artigo completo na edição de 25 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.