(Fotografia: Tânia Araújo)

A cor acinzentada da água na ribeira do Rio Largo tem captado a atenção de vários cidadãos. Apesar do problema não se verificar todos os dias, há momentos em que se percebe, nitidamente, que a água que sai de uma tubagem na margem da ribeira, já bem próximo do mar, contrasta com o curso natural da ribeira, onde a água corre de forma transparente.

Joana Oliveira é uma das cidadãs atentas à situação. Habituada a praticar desporto junto à praia, explica que visita a zona do Rio Largo quase diariamente. “Venho correr de manhã e passo quase todos os dias junto à ribeira, mesmo por cima da ponte. Um dia reparei num odor estranho e parei para olhar para a água. Foi nessa altura que reparei que a água estava poluída, mas sinceramente não sei há quanto tempo está neste estado”, conta Joana, revelando que se apercebeu da situação há cerca de duas semanas.

“Um dia, em conversa com algumas amigas, uma delas referiu esse assunto, por isso, sei que há outras pessoas que também já repararam no problema”, diz, admitindo “que estas situação são muito más e deviam ser resolvidas rapidamente”, de forma a “não alastrar tanto a poluição”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 1 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€