Adelino Ribeiro é o proprietário da única companha que existe em Espinho (Fotografia: Francisco Azevedo)

As dificuldades não são novas e hoje resiste apenas uma companha de arte xávega em Espinho. A chegada das férias e dos turistas pode ajudar na venda do peixe, mas não será o suficiente para o resto do ano.

Hoje sobrevive apenas uma companha de arte xávega. Apesar de toda a tradição e importância para Espinho, só Adelino Ribeiro se mantém no ativo com a sua embarcação Rita Carolina. Trabalha há 23 anos com este modelo de pesca, não esconde que as dificuldades são muitas e comprova que a arte xávega é um modelo de pesca com tendência a extinguir-se.

No seu armazém de pesca, junto à praia dos pescadores, Adelino e a sua equipa labutam nos arranjos mecânicos que a embarcação obriga. O mar, tal como em outros tantos dias, está agitado e a ida à pesca não se propicia. “Não vamos todos os dias ao mar porque muitas vezes é o próprio mar que não deixa. É sempre muito incerto. Num mês podemos ir 20 dias, 15, ou apenas dez, depende muito”, explica Adelino Ribeiro.

Nos últimos tempos a pesca “tem sido fraca”. As idas ao mar trazem, na maioria das vezes, momentos de alguma desilusão, e nas redes destaca-se o carapau. “Em Espinho há pouca sardinha, pois o que há é sempre à base do carapau, tanto no inverno como no verão”, refere o proprietário da única companha de Espinho.

Com o início de junho e os dias festivos, a sardinha passa a fazer parte do dia a dia das pessoas, mas, tal como explica, o mar de Espinho não consegue satisfazer todas as necessidades. “Há cerca de três anos lembro-me que conseguimos apanhar uns sacos de sardinha nos meses de novembro e dezembro e foi uma coisa única porque isso não é normal em Espinho. Recordo-me que até cheguei a levar sardinha para a conserva, mas passado um tempo voltou a falhar. Agora sai apenas uma caixa ou outra de vez em quando. Não é certo porque isto é uma sorte, o peixe tanto vem como não”, diz Adelino Ribeiro.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 1 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€