Parque da Gruta da Lomba foi o primeiro local visitado

Na manhã do último domingo, dia 4 de junho, vários guetinenses aceitaram o desafio lançado pelo Grupo Cultural de Guetim e saíram à rua para uma caminhada por alguns dos locais mais emblemáticos da freguesia.

Aliando a prática do exercício físico ao conhecimento e à aprendizagem, foram percorridas várias ruas e trilhos pedestres. O largo da Igreja Paroquial de Guetim foi o primeiro palco de partilha de histórias. Através de explicações, prestadas por vários membros do Grupo Cultural, os participantes tiveram oportunidade de saber um pouco mais sobre a construção da Igreja Paroquial e até do cruzeiro que lá se encontra.

Depois de iniciado o percurso, a primeira paragem realizou-se no conhecido Parque da Gruta da Lomba. Alfredo Rocha, ex-presidente da Junta de Freguesia, explicou que o local é uma propriedade da Paróquia de Guetim, possível graças à doação de uma antiga leira, por Manuel Alves Dias Martins.

A construção do parque surgiu mais tarde e, por volta de 1990, o local foi remodelado com um apoio financeiro do grupo Solverde, dirigido ao âmbito social.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 08 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€