Novasemente conquistou Taça Associação com Cantinho a alegar irregularidades

Foto: AFPCE/DR

Clube da freguesia de Espinho alega que um atleta antense não cumpriu castigo e jogou a final. Protesto deu entrada na AFPCE e Cantinho apela à “imparcialidade do Conselho de Disciplina”.

Após a derrota por 0-1 na final da Taça Associação que se realizou no passado domingo, diante o Novasemente GD, o Cantinho da Ramboia, em comunicado, apela à imparcialidade do Conselho de Disciplina (CD) da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE) por alegada utilização irregular do atleta antense, Fábio Arantes.

Segundo o Cantinho, o jogador em causa supostamente havia cumprido um jogo de castigo no Leões Bairristas-Novasemente GD, que foi interrompido em período de compensação pelo árbitro, não tendo, por isso, terminado.

De acordo com o comunicado, o Cantinho da Ramboia entende que “jogos não terminados não contam para cumprimento de castigo”, sustentando a posição numa decisão do CD de 28 de março passado no que respeita a um jogo da 12.ª jornada entre o clube espinhense e a Associação de Esmojães e que foi interrompido pela equipa de arbitragem. O parecer do órgão disciplinar da AFPCE deu cumprimento à suspensão dos atletas João Leite, Jorge Pinho e Armando Pinto.

Para o Cantinho, o CD decidiu que, após análise cuidada do exposto, “se aplicava o artigo 10.º, alínea n.º 4 do Regulamento Oficial de Provas” e que “qualquer clube que jogue com um atleta indevidamente, mesmo que por lapso de informação da direção da AFPCE, perderá o jogo, porque os clubes são responsáveis pelos castigos dos seus atletas”.

O comunicado acrescenta que quando o clube solicitou “uma resposta concreta”, o órgão disciplinar respondeu que “o CD tomou a sua posição quanto às questões suscitadas, entendendo nada mais ter a acrescentar”.

Notícia disponível, na íntegra, na edição de 8 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.