(Fotografia: Sara Ferreira)

Com nove colaboradores, a empresa está em constante crescimento e conseguiu, no ano passado, produzir quase duas mil toneladas de pão ralado. Preocupação com a saúde pública é objetivo primordial e exportação a grande ambição.

O espinhense Pedro Duarte, proprietário da Allbread Corporation, lidera a única empresa em Portugal que produz pão ralado, a partir da utilização de pão fresco. A ideia de negócio surgiu há vários anos, mas as portas apenas se abriram em março de 2013, após três anos de vários testes e estudos de desenvolvimento.

Habituado às rotinas de uma padaria, devido à sua ligação familiar ao meio, Pedro Duarte percebeu que uma falha no mercado era uma oportunidade de negócio. “A minha família tinha uns amigos em Espanha que tinham uma fábrica de pão ralado e isso fez-nos perceber que se tratava de um mercado que não era explorado em Portugal, pois o pão ralado que o comum dos mortais conhece é o das padarias”, explica Pedro, confessando que há um sentimento de orgulho pelo produto que a empresa, situada na zona industrial, consegue apresentar.

Considerando-o como um produto diferenciador, o proprietário da empresa assegura que o pão ralado da Allbread passa por um rigoroso processo até chegar à etapa final. “O nosso produto, no espaço de uma hora, é triturado, é seco, despoeirado, separado pelo tamanho dos grãos e preparado para embalamento. Por norma, nas padarias, a realidade é completamente diferente porque a maioria do pão ralado que se vê nos supermercados e nas padarias, são as sobras que existem das mais variadas origens. Se um pão estiver a secar durante dois ou três dias, ele vai ficar duro e seco e além disso há uma mistura de sobras de centeio, trigo, milho e, se calhar, até um croissant vai lá no meio”, afirma Pedro Duarte, explicando que não se trata apenas de uma questão de produção, mas também de saúde pública.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 08 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€