Festival das Sopas regressa para ajudar os mais necessitados

O grupo de jovens da Paróquia de Espinho, FAS Sopa, que promove o Festival das Sopas (fotografia: Francisco Azevedo)

O Festival das Sopas está de volta após uma interrupção de três edições devido à pandemia. A iniciativa é do grupo FAS Sopa e visa angariar fundos para a Cantina Social. Esperam-se cerca de 250 pessoas no evento de sexta-feira.

O Festival das Sopas será retomado esta sexta-feira [6 de outubro], às 20 horas, na Escola EB1 N.º 2 de Espinho. Trata-se de uma iniciativa do grupo de jovens voluntários das sextas-feiras na Cantina Social da Paróquia e que pretende, além da angariação de fundos, chamar a atenção da comunidade, sobretudo dos jovens, para esta causa do voluntariado.

“Esperamos, acima de tudo, conseguir renovar o espírito do Festival das Sopas após estes três anos de constrangimento e de paragem devido à pandemia e, para isso, gostaríamos de poder contar com a comunidade espinhense para reacender este espírito junto dos novos elementos jovens que entraram para o nosso grupo da Paróquia de Espinho e que ainda não tiveram um contacto com esta experiência”, explica à Defesa de Espinho uma das responsáveis pela iniciativa, Beatriz Couto. “Queremos, por outro lado, dar a conhecer a toda a comunidade o nosso trabalho, relembrando que estamos por cá e que ainda não desaparecemos”, acrescenta.

O grupo FAS Sopa da Paróquia de Espinho, segundo a jovem voluntária, “assume o papel da linha da frente neste trabalho de solidariedade e que corresponde ao serviço que presta junto dos mais necessitados. Somos quem está diretamente em contacto com a comunidade e estamos entregues ao serviço de dar, que é, ao mesmo tempo, o mais desafiador”, dá nota.

Devido à pandemia, de acordo com Beatriz Couto, “houve uma diminuição de pessoas, não só das que vão comer à Cantina Social, mas também ao nível de voluntários. Por isso, estamos a tentar renovar a casa chamando mais jovens até junto do nosso grupo e da nossa comunidade para que não se perca este serviço de voluntariado”.

Beatriz Couto diz que neste momento já fazem parte do grupo FAS Sopa “quase três dezenas de jovens”, mas muitos destes elementos “têm pouca experiência”. “Por isso, acredito que o Festival das Sopas vem trazer uma dinâmica completamente diferente àquela que é conhecida”, acrescenta. “Quantos mais jovens aderirem a esta causa, melhor para a nossa comunidade e é neste sentido que estamos abertos a recebê-los ”, explica.

Artigo completo na edição de 5 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.