Albertina Couto procura no campo e na agricultura a inspiração para as peças (Fotografia: Sara Ferreira)

A mostra de Artesanato de Espinho e Artes Decorativas, a funcionar desde o início de dezembro no edifício da Alameda, na rua 23, tem revelado o que de melhor se faz pelas mãos dos artesãos espinhenses. Albertina Couto e Cristina Pereira são duas das profissionais residentes.

Vários expositores e centenas de peças têm merecido a visita de muitas pessoas, sobretudo nesta semana que antecede o Natal. Albertina Couto é uma das artesãs presentes na iniciativa, tal como já aconteceu no ano passado, quando o artesanato esteve exposto numa tenda no Parque João de Deus.

Este ano, numa casa nova, Albertina tem novamente oportunidade de divulgar aquilo que faz desde criança. Apesar de se dedicar aos bordados ou às miniaturas de azulejos da cidade, é o croché que mais a apaixona. “Quando tirei a carta de artesã, dedicava-me às miniaturas de azulejos de Espinho, mas faço várias outras coisas como pegas com reaproveitamento de restos de fio que sobram da criação de outras peças, ou seja, uma reciclagem”, conta Albertina, explicando que, nas restantes criações, “é utilizado o fio virgem”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 21 de dezembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€