(Fotografia: Defesa de Espinho)

Dois homens, de nacionalidade estrangeira, de 35 e 50 anos, foram resgatados esta tarde [26 de fevereiro] do mar, na praia da Baía pelos nadadores salvadores dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, após se encontrarem em dificuldade na sequência da prática de desportos aquáticos.

O alerta foi recebido cerca das 16h43, obrigando, a uma mobilização de cinco veículos e oito operacionais. Em declarações à Defesa de Espinho, Pedro Louro, comandante dos bombeiros, explicou que “ambos foram retirados com recurso aos nadadores-salvadores” e foram ativados vários meios, uma vez que a agitação marítima é forte.

“Ativamos os meios da autoridade marítima, mas como é obvio de Leixões até Espinho demora algum tempo. Além disso, ativamos o helicóptero da força aérea que, entretanto, foi cancelado”. No fundo, “houve um conjunto de meios que foram acionados, mas felizmente uma parte deles não foi precisa. A operação correu bem, mas podia ter corrido mal”, garante o comandante, alertando para o estado do tempo.

“O apelo que deixo é que as pessoas sejam conscientes, respeitem os avisos meteorológicos que, neste caso, é um aviso de nível laranja. Não vão para a água, abstenham-se de praticar atividades no mar porque nós não temos que nos estar a colocar em risco por comportamentos inconscientes”, refere Pedro Louro.