A candidatura para a remodelação da antiga escola da Seara e transferência da Unidade de Saúde Mar À Vista, em Silvalde, está atrasada. O Município de Espinho tinha a expectativa de poder contar com a aprovação até ao final de fevereiro. Dois meses e meio depois, ainda não há resposta para um projeto que representa 400 mil euros. Autarquia espera ter a obra pronta até ao final de junho de 2026.
A polémica entre o Município de Espinho e o Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde relativamente à antiga escola da Seara acabou por ter um fim. No entanto, a solução encontrada ainda não permitiu que se realizassem as necessárias obras para transferir a Unidade de Saúde Mar à Vista, atualmente no edifício da Junta de Freguesia, para um novo espaço, partilhado com as atividades culturais da coletividade silvaldense. O problema, agora, prende-se com a atribuição de uma verba que está dependente de uma candidatura do Município de Espinho a fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá centrar-se nos 400 mil euros.
Apesar dos atrasos registados, o Município de Espinho aponta como data provável para o início do funcionamento das novas instalações da USF de Silvalde para 30 de junho de 2026, já em período de governação camarária com novo executivo que deverá resultar do processo eleitoral autárquico em 2025.
Artigo completo na edição de 16 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.