Morreu o padre Manuel António

O padre Manuel António foi alvo de uma homenagem há cerca de um ano na Capela de Nossa Senhora do Mar (fotografia: Sara Ferreira/arquivo DE)

O antigo pároco de Silvalde, padre Manuel António, faleceu esta manhã, aos 86 anos. As cerimónias fúnebres serão amanhã [28 de maio], às 15h00, na Igreja Paroquial de Silvalde e na Igreja de Esmoriz, na quarta-feira [29 de maio], às 15h00, sendo, de seguida, sepultado no cemitério local. A missa do 7.º dia será celebrada em Silvalde, na Igreja Paroquial, no sábado [1 de junho], às 16h30.

O padre Manuel António Alves da Silva era natural de Esmoriz, onde nasceu a 13 de junho de 1937. A sua chegada à Paróquia de Silvalde foi a 15 de dezembro de 1969.

Desde então, o abade de Silvalde, como gostava que o tratassem, encetou com os seus paroquianos uma obra social extraordinária. Em 30 de maio de 1990 fundou o Centro Social Paroquial S. Tiago de Silvalde e em julho desse ano celebrou um acordo de gestão com o Centro Regional de Segurança Social para a Creche e Jardim de Infância, destinada a acolher duas dezenas de crianças, sendo alargada a capacidade para o dobro em agosto de 1999.

O Serviço de Apoio Domiciliário foi criado em novembro de 1991 e no ano seguinte foi introduzida uma nova valência com atividades de tempos livres para meia centena de crianças.

O Centro de Dia da instituição está em funcionamento desde 1997 e o Lar de Idosos está aberto desde 1 de setembro de 1999.

O reverendo Manuel António conseguiu a compra da Capela de Nossa Senhora do Mar a favor da Paróquia de Silvalde em 2000. Um lugar de culto que cabe no coração dos pescadores e da comunidade da zona da beira-mar silvaldense.

No final de maio do ano passado, a comunidade católica do Bairro Piscatório e da Marinha promoveu-lhe uma homenagem na Capela de Nossa Senhora do Mar numa altura em que já estava afastado das suas funções na Paróquia de Silvalde devido a problemas de saúde, funções assumidas temporariamente pelo pároco de Paramos, Nuno Oliveira e poucos meses depois, definitivamente pelo pároco de Espinho, Artur Pinto, por nomeação do bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Além de uma calorosa receção nesta homenagem, o antigo pároco de Silvalde teve ainda direito à inauguração de uma lápide em sua honra, sobretudo pelo pelo trabalho, empenho e dedicação à paróquia de Silvalde ao longo de 54 anos.

(notícia atualizada em 29 de maio 2024)