Fotografia: DR

O espinhense Nuno Rangel, treinador adjunto de futebol da equipa técnica de Fabiano Flora, subiu o Al-Kholood, clube da 2.ª Liga da Arábia Saudita, à principal prova do país, a Pro League. A equipa técnica com toques espinhenses, conduziu o conjunto da Arábia Saudita ao principal escalão do futebol com 15 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Uma tarefa hercúlea depois de terem pegado na equipa com apenas um ponto em três jornadas.

Como surgiu o convite para in­tegrar este projeto na Arábia Saudita?
A oportunidade surgiu a convite de Fabiano Flora, por influência do seu adjunto, Paulo Cadete com quem cheguei a trabalhar no Alpen­dorada, no Campeonato de Portu­gal. Foi algo que surgiu de repente, pois no início de época estava na AD Sanjoanense na Liga 3, com o Pedro Oliveira. Tive de tomar uma decisão, praticamente do dia para a noite. Falei com os meus familiares e fui aconselhar-me com algumas pessoas. No entanto, sempre tive como objetivo pessoal poder treinar fora do país para perceber o que é treinar numa cultura diferente da nossa.

Como é morar num país como a Arábia?
A Arábia Saudita é um país que, nes­te momento, está a apostar no fute­bol. Temos nas equipas da Pro Lea­gue jogadores de classe mundial. É uma forma de darem a conhecer a Arábia Saudita. Muita gente pensa que é um país muito fechado e pre­tende-se passar a imagem, através do futebol, que é um país que sabe acolher e diferente do que era há al­guns anos a esta parte.
Decidi vir para cá e fui muito bem recebido, como são todos os portu­gueses que venham para este país, muito por causa do efeito Cristia­no Ronaldo. Quando dizemos que somos portugueses é uma festa incrível.

O que vos pediu a direção do Al-Kholood?
O presidente pediu que ganhásse­mos os jogos. Nas primeiras três jornadas o clube tinha um ponto e tinha sido feito um investimento grande com jogadores estrangeiros. Pediram-nos o nosso melhor, mas nunca nos foi exigida a subida de divisão.

Artigo completo na edição de 30 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.