(Fotografia: DR)

Pedido do Ministério Público para levantamento de imunidade já deu entrada na Assembleia da República. Processo vai agora ser apreciado pela Comissão de Transparência e pode demorar algumas semanas. Para o ex-presidente da Câmara Municipal, suspensão de mandato não significa “qualquer admissão de culpa”.

Pinto Moreira vai pedir a suspensão do mandato como deputado do PSD caso seja efetivado o pedido de levantamento da sua imunidade parlamentar e a consequente constituição de arguido. A certeza foi dada pelo próprio na passada segunda-feira, dia 30 de janeiro, depois do pedido do Ministério Público ter dado entrada na Assembleia da República, no âmbito das investigações da operação Vórtex.

Em comunicado, o ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho garante que já informou o presidente do PSD, Luís Montenegro, sobre a sua vontade, embora não o faça por “qualquer admissão de culpa no processo respetivo”, mas por considerar que não tem “o direito de perturbar o normal funcionamento do trabalho político do seu partido e dos seus mais altos responsáveis”, recordando que publicitou também que “se e quando esta ocasião chegasse, tiraria ilações políticas de maneira a preservar o partido e a sua liderança”, defende.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 2 fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€