(Fotografia: Sara Ferreira)

José Carvalhinho apresentou esta noite [21 de março] a demissão de presidente da mesa da Assembleia Municipal de Espinho.

A decisão foi divulgada na sessão da assembleia de hoje e chegou depois de várias críticas efetuadas pelos vogais presentes, na sequência de uma reunião que a mesa da Assembleia Municipal realizou com o SC Espinho, com o objetivo de poder ajudar na clarificação do tema relativo à construção do Estádio Municipal.

Vários vogais apontaram o dedo a José Carvalhinho, falando em “aproveitamento político” e defendendo que houve extrapolação das funções habituais, não podendo tomar decisões para além do estipulado no regimento e na lei das autarquias locais.

Por entender que perdeu “a confiança da maioria dos vogais da assembleia”, Carvalhinho anunciou a sua demissão, esclarecendo que a reunião decorreu entre os presidentes dos três órgãos sociais do SC Espinho (presidente do conselho fiscal, presidente da assembleia geral e presidente da direção).

“Nunca, na cabeça dos membros da mesa da assembleia, passou alguma vez a ideia de tentativa de aproveitamento partidário. Percebi e sabia dos riscos desta decisão. Contudo, perante tudo aquilo que foi dito, perante aquilo de que fui acusado pela maioria dos vogais eleitos, e sendo eu o principal defensor da lei e do regimento, entendo que deixei de ter condições de ser presidente da Assembleia Municipal”, afirmou José Carvalhinho, explicando que se trata de uma “decisão irrevogável”.

“Estou de consciência absolutamente tranquila relativamente àquilo que tentei fazer, lamento as interpretações que foram dadas, reconheço-lhes legitimidade, contudo sinto que perdi a confiança”, disse.

No entanto, após uma pausa na reunião, a pedido de João Matos, vogal do Bloco de Esquerda, por entender que discussão não deva ser “um espetáculo, mas sim um órgão político”, e solicitando que se reunisse a Comissão Permanente, a sessão foi interrompida. Alguns minutos depois, José Carvalhinho regressava com a mudança de decisão. “Perante aquilo que foi a manifestação de todos os representantes municipais, retiro o meu pedido de demissão e agradeço, sinceramente e emocionado, o voto de confiança que me foi transmitido”, afirmou.