A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 20 indivíduos (19 homens e uma mulher) com idades compreendidas entre os 33 e os 58 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Espinho, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Santo Tirso, Matosinhos, Vila Nova Gaia e Ovar.
A operação policial decorreu nos dias 12 e 13 de julho no âmbito de uma investigação realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santa Maria da Feira, sob a coordenação do Departamento de Investigação e Acão Penal (DIAP) de Santa Maria da Feira, que durou cerca de um ano e meio.
Os militares da GNR apreenderam 43267 doses de haxixe, 3181 doses de cocaína, 316 doses de liamba, 59,2 gramas de óleo de haxixe, 126,2 gramas de anfetaminas, 650 selos de LSD, 55,25 gramas de MDMA, 24 pastilhas de ecstasy, 14082 euros em numerário, material de corte e embalamento, 13 viaturas e duas armas.
Segundo a GNR “os suspeitos dedicavam-se ao tráfico de estupefacientes, na zona norte do distrito de Aveiro e sul do distrito do Porto”.
Este trabalho da GNR culminou com o cumprimento de 12 mandados de detenção, 32 mandados de busca domiciliária, 24 em viaturas e oito em estabelecimentos, garagens e anexos, nos distritos de Aveiro e Porto.
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial no DIAP de Santa Maria da Feira, para aplicação de medidas de coação.
Na ação foram empenhados 158 militares da estrutura de investigação criminal, das valência territorial e de intervenção, dos comandos territoriais de Aveiro, Braga, Porto e Viseu. A ação contou ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).