Os cuidados direcionados para o mundo de quatro patas evoluíram muitos ao longo dos anos. Se antes levar um cão ou gato para um banho num espaço especializado era raro, hoje isso acontece cada vez mais. Jorge Tavares e Rosa Teixeira são dois exemplos de profissionais que aliaram a paixão pelos animais ao caminho que escolheram para as suas vidas, mas dizem que a paixão não chega.

Jorge Tavares tem a sua própria loja há 10 anos. Trabalha maioritariamente com cães e gatos, mas chegam-lhe alguns exóticos como papagaios, furões e coelhos. Depois de milhares de animais que lhe passaram pelas mãos, recorda ainda hoje uma cabra a quem deu banho (Foto: Sara Ferreira)

Longe vai o tempo em que ter um animal de estimação não representava ter qualquer tipo de cuidado. Hoje, bem diferente, há uma preocupação crescente com a qualidade de vida do animal que se integra na família e há, também, serviços pensados exatamente para eles.

As lojas voltadas para o mundo animal não são novas, no entanto, nos últimos anos surgiram ainda mais, espalhadas pela cidade, e com diversos e modernos tipos de serviços.

Jorge Tavares é o proprietário do espaço Joka Pet Store, na Rua 14, que existe há 10 anos. É um apaixonado pelo mundo dos animais e está ligado à área desde sempre. Para abrir um negócio nesta vertente, diz que “tem que se gostar muito de animais, mas não se pode abrir uma ‘Pet Store’ como se fosse uma sapataria”. Assim, “é fundamental gostar de animais, mas representa apenas 10% para se ser bem-sucedido no negócio”, pois há a necessidade de “estar sempre atualizado, requer muito estudo, muitos cursos de especialização, muitas exposições de animais, muita pesquisa de fornecedores, muita atenção ao que se passa lá fora e quais as tendências do mercado.” Segundo Jorge Tavares, “não basta gostar”. “Temos que investir muito do nosso tempo em aprofundar os nossos conhecimentos, mas quem faz por gosto não cansa”.

Também quem não se cansa e vive com paixão toda esta área animal é Rosa Teixeira. Tem 26 anos, cresceu rodeada pelos amigos de quatro patas e foi em 2019 que decidiu trilhar este caminho. Depois de fazer a sua formação profissional, lançou-se no projeto Hand4paw. “Criei a página Hand4paw nas redes sociais em março de 2019. Inicialmente sem prestação de serviços, mas já com a ânsia de criar algo que envolvesse o mundo animal, pelo qual sempre fui apaixonada. Desde pequena que a minha grande paixão sempre foi o mundo animal, cresci rodeada de cães, gatos, entre outros, e acredito que esse tenha sido um dos fatores que fez crescer cada vez mais a minha paixão por todas as áreas relacionadas com o mundo dos patudos.”

Rosa Teixeira, natural de Paramos, trabalha através das redes socias e é assim que realiza as suas marcações. Diz-se apaixonada pelo mundo canino desde criança e é a dar amor aos seus patudos que se sente realizada (Foto: Sara Ferreira)

Hoje, Rosa Teixeira trabalha enquanto freelancer como prestadora de serviços. Começou por se dedicar aos serviços de pethotel e petsitting, no verão de 2019 e, mais tarde, deu o passo seguinte para fazer banhos e tosquias.

Com a mesma paixão, Jorge Tavares quis, há uma década, abrir a sua loja para dar resposta às necessidades dos animais do concelho. Hoje, além dos banhos e tosquias, oferece a possibilidade de passeios de cães, quer em matilha, quer de forma individual, e há entregas ao domicílio, mas como Jorge Tavares explica, “há ainda um aconselhamento na hora de escolher um animal” que se adapte à vida de cada um, uma vez que “podemos acompanhar um animal do primeiro ao último dia de vida dele”.

Atualmente, na loja Joka Pet Store trabalham quatro pessoas e Jorge confessa que a maioria dos animais que trata são do concelho. No entanto, há quem chegue de outros pontos. “Temos um cliente que vem de propósito de Rio Tinto a Espinho para vir à Joka Pet Store. É a vantagem das redes sociais, mostramos o nosso trabalho e, se for bom, recebemos clientes de todo o lado”, diz Jorge Tavares.

O mesmo acontece com Rosa Teixeira. Trabalha através das redes sociais, tem clientes de todo o concelho e, apesar de trabalhar sozinha, tem a ajuda dos pais e irmão que partilham o mesmo amor pelos animais. “Acredito que todos os nossos serviços sejam essenciais ao bem-estar e saúde animal. Creio que o que nos diferencia seja o facto de criarmos ao redor do projeto, um ambiente familiar e acolhedor, de transparência, afeto, carinho e entreajuda, pois dou de mim o máximo possível por cada tutor e patudo, em prol do seu bem-estar e comodidade”, conta a jovem cuidadora.

Hoje, o cuidado a um animal evoluiu, a atenção prestada é bem diferente do que acontecia no passado. Contudo, Jorge e Rosa sabem que ainda há um caminho para percorrer. “Não vai assim há tanto tempo que era um dado adquirido que os cães deviam tomar banho duas vezes por ano. Hoje o banho mensal é comum, mas tenho tentado explicar que um cão pode tomar banho todas as semanas, desde que seja dado de forma profissional com produtos adequados para o tipo de pelo e pele do animal”, explica o dono da Joka Pet Store. Desta forma, “cada vez mais são as pessoas que procuram informação e ajuda profissional sobre como melhorar a qualidade de vida dos seus animais e acredito que essa procura gere uma onda cada vez maior de consciência e respeito pela vida animal no geral. A estética canina não serve apenas para embelezamento animal, mas também para que o mesmo se mantenha limpo, higienizado e saudável”, afirma a criadora da Hand4paw.