Meia centena de praticantes participaram no Estágio de Primavera de artes marciais vietnamitas em SM Lamas

Foto: DR

Cerca de meia centena de praticantes de Viet-Vo-Dao, participaram no Estádio de Primavera de artes marciais vietnamitas que se realizou em Santa Maria de Lamas, no passado sábado, no pavilhão gimnodesportivo do Colégio de Santa Maria de Lamas. A reunião de primavera de artes marciais vietnamitas – Mùa Xuân Đoàn Tụ – foi coorganizada pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Vietnamitas (FPAMV), com sede em Espinho e pela escola Tran-Hiep-Vo-Dao de Santa Maria de Lamas.

Tratou-se de um treino alargado de artes marciais vietnamitas – Viet-Vo-Dao – e contou com a presença praticantes vindos de quatro escolas, noemadamente da Associação Portuguesa de Artes Marciais (APAM) de Espinho, a ADNR de Nogueira da Regedoura, a VODAO do Marco de Canaveses e a escola Tran-Hiep-Vo-Dao de Santa Maria de Lamas.

Neste evento, com uma duração de três horas, os participantes foram convidados a revisitar e aprofundar o estudo da técnica do Mestre Tran-Huu-Ha, fundador do movimento Viet-Vo-Dao em Portugal, em particular a técnica de bastão curto.

O estágio foi orientado pelos graduados internacionais mestres Carlos Tavares – 7.º Dang World Federation of Vo-Co-Truyen Vietnam (WFVV), Jorge Belinha (6.º Dang WFVV) e José Luís Loureiro (4.º Dang e diretor técnico do Hiep-Khi-Vo-Dao em Portugal).

O Viet-Vo-Dao é um movimento que agrega diversas artes marciais de origem vietnamita. As artes marciais vietnamitas, cujo nascimento remonta a 3000 a.C., são muito abrangentes e englobam técnicas de mãos nuas – mãos e pés – e armas tradicionais vietnamitas – pau-curto, pau-longo, espada, sabre, leque e matracas, entre muitas outras. No Vietname o Viet-Vo-Dao é denominado por Vo-Co-Truyen, que significa “arte marcial tradicional antiga”.