GNR deteta descarga ilegal de fábrica de papel de S. Paio de Oleiros na ribeira de Silvalde

A ribeira de silvalde desagua no mar, próximo do Bairro Piscatório - foto Sara Ferreira

O Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou uma fábrica de papel, em S. Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira), por descarga ilegal de águas residuais industriais na ribeira de Silvalde.
A alegada descarga ilegal terá sido detetada no sábado, “no decurso do patrulhamento ambiental e monitorização das linhas de água”, segundo a GNR, “após diversas denúncias de descargas ilegais para a ribeira de Silvalde, na localidade de São Paio de Oleiros”.
De acordo com aquela força policial, os militares depararam com “uma caixa de visita de rede com ligação às águas pluviais, cuja água apresentava uma coloração branca”.
Na sequência de diligências efetuadas, os agentes policiais, no sentido de “averiguar a proveniência das descargas ilegais, foi possível identificar o ramal de ligação às águas pluviais onde estava a ocorrer a descarga, sendo efetuada uma fiscalização e confirmada a existência da rejeição das águas residuais”.
A descarga ilegal será alegadamente proveniente de uma fábrica de papel localizada em São Paio de Oleiros. A GNR elaborou o respetivo auto de contraordenação, que foi enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A ribeira de Silvalde tem a sua nascente na localidade de Sanguedo, no concelho de Santa Maria da Feira, passa por S. Paio de Oleiros, atravessa a freguesia de Silvalde desagua no mar, junto ao Bairro Piscatório.