Colégio de Lamas assinala 52 anos

Foto DR

O Colégio de Lamas celebrou ontem (quarta-feira, dia 6), 52 anos de história, numa data que assinalou, também, o 93.º aniversário do seu fundador, Joaquim António Vieira (1928-2015). A cerimónia decorreu no auditório com a presença de um número reduzido de alunos, para garantir a segurança sanitária, tendo sido transmitida, em direto, para todas as salas de aula.

Foto DR


Nesta celebração, foi recordada a vida e a personalidade do pedagogo e humanista, António Joaquim Vieira, que criou o Colégio de Lamas em 1969. Uma instituição que, nas suas palavras, tinha como missão: “Servir os jovens, procurando e promovendo a sua formação em todos os domínios, como pessoas de caráter, conscientes, responsáveis, úteis à sociedade.”
O encerramento desta comemoração ficaria assinalado por um ato muito simbólico: a plantação de uma oliveira no jardim do Colégio por quatro alunos do 1.º ciclo.

“A oliveira é uma árvore resistente e forte, que pode chegar a viver centenas de anos, e que sobrevive a todas as intempéries e adversidades. Simboliza o renascimento, a esperança, a vida e a paz”, salientou a diretora daquele estabelecimento de ensino, Joana Oliveira.