“Foi muito entusiasmante ver como as crianças estavam felizes por voltar a nadar”

Crianças das competição de natação do SC Espinho estão felizes com o regresso aos treinos – foto Francisco Azevedo

A competição da natação do SC Espinho foi regressando aos treinos, após o período de confinamento devido à pandemia. A Piscina Municipal de Espinho enche-se de alegria, sobretudo por parte dos mais pequenos nadadores tigres. Estar em casa não é para os pequenos nadadores, que querem é o contacto com a água e estar com os seus colegas.

“Já tinha começado a treinar desde março com os nossos atletas que estavam envolvidos em competições nacionais”, disse a treinadora do SC Espinho, Rita Freitas acrescentando que “os treinos, nessa altura, eram para um, dois ou três nadadores e não eram em Espinho porque a nossa piscina esteve encerrada”.

Segundo aquela treinadora, “quando os treinos reabriram para todos, foi incrível! Notámos muita diferença nas crianças, pois estavam com muito mais energia e estavam cheias de saudades disto e de uns dos outros. Muitas das crianças cresceram imenso”, observa a técnica.

Para Rita Freitas, “muitas destas crianças não partilham a mesma turma nas escolas e, por isso, não se encontravam há muito tempo. Por isso, foi muito entusiasmante vê-los e observar a maneira como estavam felizes por voltar a nadar, principalmente nos mais pequeninos”.

O tempo de paragem para estes atletas foi imenso. Rita Freitas considera que “a questão física acabou por ser mais evidente nos nadadores mais velhos, pois estavam habituados a treinar todos os dias. De seis treinos por semana passaram a não realizar qualquer treino na água. Isto, naturalmente, teve consequências evidentes. Tivemos atletas que aumentaram de peso, outros que perderam imensa massa muscular. Foi difícil fazê-los reentrar na rotina do treino”, sublinha aquela treinadora dando como exemplo o grande número de faltas aos treinos durante a primeira semana.

“Recomeçámos os treinos a 12 de abril e tivemos provas quase logo a seguir, a 22 e 23 desse mês.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 6 de maio de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30 €.