Freguesia de Espinho assinalou 132 anos com exposição

Exposição comemorativa do aniversário retrata a história e o percurso de Espinho (Foto: Francisco Azevedo)

Celebrou-se no domingo passado, dia 23 de maio, mais um aniversário da freguesia de Espinho. Para comemorar os 132 anos, a Junta de Freguesia realizou uma programação que teve início na parte da manhã com o tradicional momento do hastear da bandeira, que contou com a presença de várias personalidades como Vasco Alves Ribeiro, presidente da Junta e Vicente Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal.

De seguida, os autarcas e alguns convidados deslocaram-se até ao cemitério de Espinho para um momento de homenagem a algumas personalidades políticas de anos passados, nomeadamente António Catarino, antigo presidente da Junta de Freguesia de Espinho. Durante a visita a esse espaço, foi realizado um momento de simbolismo praticado pelo silêncio e pela entrega de uma coroa de flores, oferecida pela Junta.

Mais tarde, o programa de comemoração terminou com a inauguração da exposição “132 anos da freguesia d’Espinho”, situada ao longo do muro da Piscina Solário Atlântico e que pode ser visitada por todos os cidadãos. Esta exposição, preparada pelo Museu Municipal de Espinho, retrata, através de textos curtos e fotografias antigas, a história e os passos que levaram à criação dessa freguesia.