Anta: Moradores aderem e aplaudem a Recolha Porta-a-Porta Residencial

Foto Francisco Azevedo

A freguesia de Anta é uma das pioneiras na Recolha Seletiva Porta-a-Porta, projeto dinamizado pela Lipor e pelo Município de Espinho. Uma iniciativa com o mote “Reciclar é Dar+” e que se baseia “numa abordagem positiva por contacto porta-a-porta” de recolha de resíduos urbanos. A iniciativa, que teve o seu arranque em abril passado, já abrangeu cerca de 400 habitações na freguesia devendo, em breve, atingir mais de duas mil casas.

“Trouxeram-nos estes recipientes para separarmos os resíduos há cerca de um mês. Aderi porque acho que é uma iniciativa louvável e que irá contribuir para um ambiente melhor”, disse José Domingos Moreira, um dos moradores da Rua da Capela dos Ramos, em Anta, e que recebeu, há cerca de um mês, os novos recipientes da Recolha Seletiva Porta-a-Porta.

Segundo o morador, a rua está mais limpa e o aspeto é outro. “Antes, quando colocávamos os sacos do lixo à porta de nossa casa, a rua estava mais suja e dava um péssimo aspeto”, lembra José Domingos Moreira. “No dia em que nos indicaram para colocar o recipiente à porta com a cor amarela, comecei a fazê-lo. E o mesmo acontece para os restantes recipientes”, explica o antense, agradado com esta iniciativa. “Deixaram-nos um papel para sabermos em que dia é que passa aqui a recolha de cada tipo de lixo. Faço isto com entusiasmo, pois é algo de bom que implementaram nesta rua”, completou.

Também Maria de Lurdes, residente na Rua da Capela dos Ramos, recorda que há aproximadamente um mês colocava o lixo, em sacos de plástico, à sua porta. “Antigamente colocávamos o lixo dentro de um saco preto e deixávamos nos contentores ou à porta para fazerem a recolha. Mas reconheço que, desta forma, está bem melhor porque podemos fazer a separação dos resíduos. Acho que esta é uma forma muito eficaz e que nos facilita imenso o trabalho e até nos dá mais qualidade de vida”, sustenta a moradora.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 12 de agosto de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.