A iniciativa já não é nova. As Construções na Areia são já uma tradição em Espinho e este ano voltaram para alegrar os mais pequenos e dar asas à criatividade. Número de inscrições superou as expectativas e a organização sonha em alargar o projeto a outras praias da cidade.

Após um ano de paragem devido às limitações da pandemia, as Construções na Areia, organizadas pela Junta de Freguesia de Espinho, em parceria com o Centro Bandeira Azul, regressaram na passada terça-feira. Cerca de 40 crianças, entre os seis e os 14 anos, passaram uma manhã diferente a construírem, na areia da praia, animais, bonecos ou ideias daquilo que entendem ser o verão em Espinho. Júlia Oliveira, de 13 anos, é uma participante assídua da iniciativa e conta à Defesa de Espinho que a considera “muito interessante”. A trabalhar em conjunto com uma amiga, Júlia escolheu construir uma estrela do mar. “Eu e a minha colega, por exemplo, não trouxemos nada pensado, nem materiais para ajudar, como uma pá. Assim é um pouco complicado, mas está a resultar porque estamos a usar as mãos e as conchas que encontramos”.

Como já é a terceira vez que se inscreve nas Construções na Areia, Júlia Oliveira mostrou-se “contente” por a iniciativa deste ano voltar a cativar tantas crianças e jovens, revelando que cada participação é distinta.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 26 de agosto de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€.