Numa altura em que grande parte da população espinhense já tem a vacinação completa, o Centro de Vacinação Covid de Espinho, instalado na antiga Escola da Seara, em Silvalde, prepara-se para encerrar portas já este mês.

A Defesa de Espinho foi visitar o espaço e, em forma de balanço, falou com enfermeiros, membros do call center de agendamento e os responsáveis, quer do Aces Espinho/Gaia, quer da Proteção Civil. Mais de 58 mil doses administradas fazem sobressair a palavra usada por todos: orgulho.

Desde que entrou em funcionamento, a 9 de abril, o Centro de Vacinação da Seara tem sido em Espinho o palco principal da luta visível contra a doença do momento. Por esse espaço passaram quase todos os cidadãos do concelho e não só. Diariamente, ali trabalharam enfermeiros destacados para uma tarefa, encarada por muitos como uma missão. Patrícia Damasceno, enfermeira e coordenadora do Conselho Clínico do Aces Gaia/Espinho (Agrupamentos de Centros de Saúde), é a responsável pela gestão do Centro de Vacinação Covid (CVC) de Espinho e confessa que foram poucos os enfermeiros do agrupamento que não passaram pela Seara ou pelo CVC de Grijó, uma unidade com a qual têm trabalhado em articulação. Segundo Patrícia, “houve, desde o primeiro momento, a preocupação de envolver todas as pessoas para que participassem no processo e tivessem um pouco de noção da realidade do que é um Centro de Vacinação.”

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 2 de setembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€