2020: Odisseia no 3º Esquerdo é o mais recente trabalho do realizador espinhense Ricardo Leite. Trata-se de uma curta-metragem, filmada no verão do ano passado, e tem o jovem espinhense Rodrigo Tarábbia no principal papel.

Em que consiste esta obra?

Este trabalho nasce de uma vontade em desenvolver um projeto em que tivéssemos uma criança como personagem principal. A perspetiva de uma criança sempre foi algo que me interessou enquanto realizador. Os mecanismos que encontram para superar os problemas, a forma como se conseguem abstrair da realidade e criar o seu mundo e as suas regras, são objetos pelos quais sempre me quis debruçar e refletir.

Quando surgiu a ideia de realizar esta curta-metragem?

Filmamos esta curta-metragem no ano passado, durante o verão. Como quase todas as pessoas, durante o ano passado, estávamos parados. No entanto, como tínhamos ganho um pequeno financiamento através de um prémio atribuído à nossa curta-metragem anterior [A Instalação do Medo], decidimos descruzar os braços e avançar nesta odisseia.

Entrevista completa, disponível na edição de 16 de setembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€