Mesmo com a possibilidade de agendamento através da Internet, com a comodidade de se receber o documento em casa após o pagamento da respetiva taxa, são muitas as pessoas que se deslocam diariamente à Conservatória do Registo Civil de Espinho, no edifício do Tribunal e que se queixam do tempo de espera no exterior.

O agendamento para a renovação ou emissão do cartão de cidadão e do passaporte é disponibilizado através da Internet, no site do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), correio eletrónico ou através da Linha Cartão de Cidadão: (+351) 210 990 111. Mesmo assim, há quem não o faça e prefira deslocar-se até ao balcão da Conservatória do Registo Civil e aguardar pelo denominado ‘agendamento espontâneo’, isto é, sem marcação.

Uma situação que leva a algum desespero de quem aguarda pela sua vez, face às restrições da Direção Geral de Saúde, que impõem um limite máximo de seis pessoas no interior do edifício.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 14 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.