Paramos: Abate de salgueiros suscita contestação

Foto: DR

O abate de salgueiros, ao longo da linha de água que acompanha o passadiço da Lagoa de Paramos, na zona do aeródromo, alterou o cenário local e suscitou críticas ambientais.

Vários salgueiros, árvore classificada como “de interesse público”, foram cortados no início do mês numa ação de limpeza de espécies invasoras, no Aero Clube da Costa Verde, em Paramos.

O abate terá contribuído para a perda de habitat crítico para a conservação de aves ameaçadas, tais como pintarroxos, piscos e rouxinóis, de acordo com João Matos, vogal da Assembleia Municipal eleito pelo Bloco de Esquerda. O espaço está integrado na Rede Natura 2000 e classificado como “área importante para a preservação de aves”.

À Defesa de Espinho, o Aero Clube explica que, no âmbito das suas obrigações legais para manutenção do aeródromo, periodicamente tem que proceder à limpeza das espécies infestantes, “que dado o seu crescimento célere, prejudicam as operações aéreas e destroem a vedação da zona”.

Nesse sentido, “foram notificadas as autoridades devidas” e o Aero Clube contratou uma empresa do ramo para realizar essa tarefa, tendo sido instruída a cortar apenas as espécies infestantes”, algo que, “inadvertidamente” não terá acontecido.

Artigo completo na edição de 28 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€.