Estão entre os melhores atletas de patinagem artística do mundo e são espinhenses. Ana e Pedro Walgode são irmãos e deslizam pelas pistas, exibindo coreografias sobre patins. Venceram este mês duas medalhas nos Campeonatos Mundiais de Patinagem e pedem mais apoio para compensar todo o tempo, esforço e dinheiro investidos na modalidade.

Entraram no mundo da patinagem artística há 18 anos por influência dos pais, que sempre foram aliados da atividade desportiva. Chegaram a praticar natação, trampolins e hóquei em patins. Ana Walgode também chegou a enveredar na ginástica rítmica, mas foi no hóquei em patins que os irmãos Walgode deram mais nas vistas. Mas a mãe procurava “algo mais artístico, porque a música e a beleza da arte sempre a encantaram”, explicou Ana Walgode. Em 2004 experimentaram a patinagem artística, no clube de Argoncilhe. “Na altura éramos novos, portanto não foi por vontade própria que entrámos. Fomos os dois ao mesmo tempo, entrámos e gostámos”, confidenciou a atleta. “Assim, eu com 7 anos e o Pedro com 10, iniciámos nesta modalidade e, passados 18 anos, ainda continuamos. A minha mãe foi, de facto, a grande impulsionadora e investidora neste desporto”, acrescentou.

O que começou como uma mera prática de exercício, acabou por se tornar em algo maior e de muito sucesso. Foi em 2012 que os irmãos Walgode foram convocados para a Taça Europa a solo dance. “No nosso primeiro ano internacional obtivemos ambos uma medalha de prata. A partir daí outros sonhos foram surgindo”, relembrou Ana Walgode. 

Artigo completo na edição de 28 de outubro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€.