“Forjar e bulir” de regresso ao Mercado Municipal até janeiro

Mostras de artesanato realizam-se aos sábados (Foto: Francisco Azevedo)

Estão de de volta ao Mercado Municipal de Espinho os trabalhos artesanais ao vivo que a Loja Interativa de Turismo intitula de “Forjar e Bulir”, com a participação de artesãos espinhenses certificados. A atividade decorre aos sábados à tarde até 8 de janeiro e a primeira sessão contou com a participação das artesãs Ana Reis, Sandra Duarte e Susana Nunes, com a animação a cargo da escola de música da Rua 20 “Be all you want to be”.

Encetada no último sábado de novembro, a edição de 2021 do “Forjar e Bulir” consiste na exposição do artesanato local e, sobretudo, na divulgação de quem se destaca pela criatividade, minuciosidade e diversidade das componentes artísticas e materiais.
Ana Reis explora as artes decorativas, destacando-se em pintura e vitrofusão, mas é na cerâmica que acentua a sua expressão artística. “Cá estamos de novo a apresentar o nosso trabalho na nossa cidade querida. O que nos traz aqui é mostrar o nosso trabalho na expectativa de que o público nos aplauda com o olhar e o gosto de cada pessoa”, aponta.

Procurando criar ligações e sensações únicas entre uma peça e quem a vai usar, Susana Nunes sobressai na arte dita sensível, em que uma joia, sendo algo muito pessoal e intransmissível, tem um simbolismo muito intenso para quem a usa. “Há muitas pessoas em Espinho que desconhecem o artesanato local e os seus artesãos. Estou muito contente por estar aqui e por aquilo que estou a fazer. E gosto que as pessoas conheçam o meu trabalho”, afirma a artesã.

Reportagem completa na edição de 2 de dezembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.