Vigararia Espinho-Ovar tem dois novos diáconos

Foto: Diocese do Porto

José Emanuel Amorim (segundo a contar da esquerda na fotografia), guetinense de 25 anos, e Hugo Cunha (terceiro a contar da esquerda na fotografia), residente em São João de Ovar, foram ordenados diáconos na quarta-feira, 8 de dezembro, na Sé do Porto.

Numa cerimónia presidida pelo bispo do Porto, Manuel Linda, os dois jovens da Vigararia Espinho-Ovar completaram o primeiro grau do ministério da ordem e aguardam agora a ordenação de presbítero, prevista para julho do próximo ano.

Segundo José Emanuel Amorim, “o diaconado caracteriza-se pelo serviço da caridade, dos pobres e dos doentes e ainda pela proclamação da palavra de Deus.” À Defesa de Espinho, o jovem natural da paróquia de Santo Estevão e Nossa Senhora da Guia, em Guetim, confessou tratar-se de um momento especial. “De certa forma é o culminar de um processo de formação de seis anos no Seminário Maior do Porto e na faculdade de Teologia. Tratou-se de uma ordenação especial que vai dar lugar, depois, à ordenação presbiteral para servir a Igreja através dos sacramentos.”