No restaurante "Os Melinhos"a subida do preço dos produtos começou a ser sentida ainda em 2021 (Foto: Francisco Azevedo)

Tal como já é hábito, o ano novo chegou e ficou marcado pelo aumento generalizado dos preços para o consumidor em geral. No entanto, os empresários da restauração confessam que esta tendência de aumento não é de agora e tem vindo a ser notória no setor desde outubro de 2021. A carne, em especial o frango, a vitela e o cabrito, são produtos que agora pesam mais na carteira dos empresários da restauração.

Segundo Carlos Melo, proprietário do restaurante ‘Os Melinhos’, na Rua 2, “o preço dos produtos tem subido desde finais de 2021”, como consequência do aumento constante do preço dos combustíveis. De acordo com este empresário, a subida no início de um novo ano “acontece sempre”, mas acredita que desta vez se notou mais. “No mês de dezembro o preço da carne aumentou estupidamente, sobretudo o cabrito ou a vitela. O que também disparou foi o preço dos vinhos e dos peixes, como o linguado e o robalo. Posso dizer que há algumas matérias-primas em que os preços têm subido aos poucos como os legumes, as frutas e até os mariscos. Agora é provável que algum destes produtos, depois desta fase, vejo o seu custo a baixar, mas a verdade é que subiram como nunca”, alerta. Partilhando a mesma experiência, Carlos Ferreira, proprietário do restaurante ‘Baliza’, na Rua 8, não esconde que “houve uma oscilação dos preços em todas as áreas”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 13 de janeiro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.