Concurso de concessão visa aumentar a cobertura populacional da rede (Foto: Sara Ferreira)

A Área Metropolitana do Porto lançou um concurso de concessão do transporte público rodoviário que visa uniformizar o serviço e aumentar a cobertura populacional da rede. O processo está a arrastar-se nos tribunais, devido a diversas impugnações, mas poderá modificar a forma como funciona a rede de autocarros em Espinho.

Em janeiro de 2020 foram a concurso 439 linhas de autocarros para a Área Metropolitana do Porto com o objetivo de criar uma nova rede uniformizada e substituir os atuais operadores privados.

Estas linhas, divididas em cinco lotes territoriais, também vão abranger Espinho, que se encontra incluído no lote Sul Poente, a par com Vila Nova de Gaia. Assim, o concelho poderá vir a ganhar dez linhas de autocarros, enquanto Gaia terá 81, isto se o processo for concluído, já que se tem arrastado nos tribunais devido a pedidos de adjudicação e impugnações, tal como afirma a agência Lusa, após consulta dos documentos do concurso público.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 10 de fevereiro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.