A Associação Desportiva da Vila de Silvalde (ADVS) enviou, recentemente, uma carta à Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE), manifestando a sua preocupação com o futuro das coletividades silvaldenses que representa.
Na missiva, a ADVS considera que “ao longo destes últimos anos, derivado de vários fatores, é notório o abandono de clubes no concelho na participação das competições organizadas pela AFPCE, refletindo-se no decréscimo do associativismo no concelho de Espinho. Na freguesia da Vila de Silvalde, concretamente, dois dos nossos associados contribuíram para o decréscimo desse número de participantes nas provas desportivas da AFPCE, os associados: Juventude dos Outeiros e Associação Desportiva Convívio Corga de Silvalde”.
A ADVS mostra-se preocupada e “alarmada” por mais dois dos seus clubes terem colocado em cima da mesa a possibilidade de vir a deixar as competições desportivas no final da temporada. “Um deles é de conhecimento do presidente da direção da AFPCE e o outro a seguir o mesmo caminho. Isto, de facto, é bastante preocupante não só para as associações desportivas que o fazem, como também, para os agentes desportivos dessas coletividades, para a AFPCE e para o associativismo no concelho de Espinho”, dá nota aquela instituição na carta enviada à AFPCE.
A ADVS mostra-se inquietada com o facto de “as equipas de arbitragem estarem fora do controlo da AFPCE” que, em seu entender, vêm “beneficiando/prejudicando a seu belo prazer”.
A ADVS quer que os associados da AFPCE sejam “mais ouvidos e mais acolhidos”, de forma a “contribuir mais e melhor para o futuro do futebol popular”.
“Estamos conscientes de que, o futuro das associações que participam nas provas desportivas da AFPCE passará por uma urgente e profunda reflexão de todos os intervenientes – atletas, treinadores e dirigentes”, diz a missiva da ADVS com a assinatura dos elementos de que fazem parte e dos representantes dos presidentes dos clubes Cruzeiro de Silvalde, GD Outeiros, Estrelas Vermelhas, Leões Bairristas e GD Regresso.
“Com receio de que no final da temporada desportiva a freguesia da Vila de Silvalde fique com menos dois representantes nas provas desportivas da AFPCE, iremos colaborar ativamente com os nossos associados para evitar que o associativismo fique mais pobre e estar mais atentos ao desenrolar das competições da AFPCE”, refere, ainda a carta da ADVS que conclui estarem “disponíveis para colaborar em prol do associativismo local”.