Bairro da Marinha (Silvalde): Incêndio destrói apartamento e causa ferimentos ligeiros em três mulheres

Foto: Defesa de Espinho/DR

Um incêndio numa habitação, num rés-do-chão, num prédio do Bairro da Marinha, em Silvalde, cerca das 12h50 de hoje [21 de março], causou ferimentos ligeiros em três mulheres, uma de 54 anos e a outra de 83 anos, residentes na casa sinistrada e em uma vizinha, com cerca de 50 anos, que tentou ajudar as outras duas vítimas .

As vítimas foram assistidas pelas equipas das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE) no local e por uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e foram transportadas ao Hospital de Gaia.

Segundo o comandante dos BVCE, Pedro Louro, à chegada dos bombeiros ao local, “encontrava-se uma pessoa a pedir assistência no exterior que foi imediatamente abordada pela nossa equipa pré-hospitalar, enquanto a equipa de combate a incêndios entrou para o interior do apartamento juntamento com a equipa de busca e salvamento”.

De acordo com o comandante, “tratava-se de um incêndio numa divisão da habitação. Os bombeiros, de imediato, procederam à sua extinção e foi confirmado que não havia mais ninguém no interior”.

Entretanto, segundo Pedro Louro, “apareceu, também, uma outra senhora a pedir assistência por inalação de fumos, que também era habitante daquela casa. Ambas foram assistidas nas ambulâncias e transportadas, de seguida, para o Hospital de Gaia, acompanhadas pela VMER”.

O incêndio foi dado como extinto cerca das 13h25 e os bombeiros procederam, de seguida, a operações de ventilação na habitação sinistrada e no prédio e à identificação dos danos provocados.

A Habitação, segundo o comandante Pedro Louro, “encontra-se inabitável” e a Divisão de Ação Social, Intergeracional e Saúde do Município de Espinho está a avaliar a necessidade de realojamento da família residente naquela habitação.

Estiveram no local 20 operacionais, entre bombeiros, Polícia de Segurança Pública e INEM e nove viaturas.