A Bird fornece uma frota de trotinetes elétricas em mais de 400 cidades do mundo (Foto: DR)

O Município de Espinho e a Bird, empresa especializada de partilha de trotinetes elétricas, assinam, amanhã [26 de março], um memorando que vai permitir que Espinho passe a integrar uma rede de micromobilidade, dotando a cidade de bicicletas e trotinetes elétricas, tal como acontece em várias cidades do país.

Estes transportes amigos do ambiente passam a estar disponíveis, segundo a Câmara Municipal, já a partir deste fim de semana, com a disponibilização de 200 trotinetes elétricas partilhadas, espalhadas por 17 pontos de paragem. O objetivo é “incentivar a mobilidade suave na zona urbana do município e a utilização da rede de ciclovias existente”.

Segundo Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho, a aposta na micromobilidade representa “um passo muito importante na construção de uma cidade mais sustentável e mais inteligente e no reforço das soluções de mobilidade interna. Esta rede faz parte de uma estratégia integrada de redefinição da vivência e convivência nos espaços públicos e demonstra que Espinho está no caminho certo para fazer face aos novos desafios urbanos e sociais.”  

“A entrada da Bird em Espinho é um marco muitíssimo importante da nossa atividade. Não podíamos estar mais satisfeitos por esta parceria com a Câmara Municipal, que vai permitir dar aos habitantes e visitantes de Espinho uma alternativa de transporte cómoda e amiga do ambiente. A nossa missão é ajudar a tornar as vilas e cidades mais habitáveis e com melhor qualidade de vida, contribuindo para diminuir a circulação automóvel e para a redução das emissões de carbono. Já o fazemos em centenas de localidades em todo o mundo e estamos verdadeiramente entusiasmados por poder prosseguir a nossa missão agora em Espinho”, revela Bernardo Janson, responsável da BIRD em Portugal.

Perante a utilização deste novo sistema de mobilidade elétrica, a Câmara Municipal “antecipa uma redução de emissões de gases com efeito de estufa, de partículas poluentes, de ruído urbano, de consumo de energia e de congestionamento de tráfego, introduzindo melhorias na qualidade do ar e no ambiente de vivência urbana no centro de Espinho”, uma vez que “a introdução das trotinetes e bicicletas partilhadas da Bird, que garantem a mais recente tecnologia existente no mercado e permitirão à autarquia recolher dados de mobilidade que ajudem a fazer evoluir a rede, avançará de forma gradual e terão locais de paragem obrigatórios, evitando o ruído urbano e o abandono de equipamentos na via pública”, esclarece a autarquia espinhense.