Foto: DR

A 15.ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Espinho decorre de 25 de abril a 15 de maio. Os espetáculos têm lugar em várias salas da cidade, como o Centro Multimeios, o FACE – Fórum Arte e Cultura de Espinho, o salão nobre da Piscina Solário Atlântico e o Auditório de Espinho – Academia.

O programa da mostra eclética de espetáculos de qualidade, reveladores do atual panorama do mundo das marionetas, arranca com um projeto comunitário, da responsabilidade da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora “Aldeia Balão”, um espetáculo gratuito que acontecerá no Largo da Câmara, no qual uma máquina voadora transporta os seus poucos habitantes por um mundo de metáforas e sonhos. As crianças são convidadas a participar no espetáculo agendado para o feriado, sendo apenas necessário que tragam um frasco para fazer bolas de sabão.

“Os Sonhos de Tom”, da companhia Limite Zero é também um espetáculo imperdível, que revela algumas das novas peripécias de Tom Sawyer e dos seus amigos. Por seu turno, a companhia espanhola Ángeles de Trapo que traz a Espinho os espetáculos “Error 404” e “Viajeros del Carrusel”, com temáticas e abordagens plásticas muito distintas, mas ambos de grande qualidade.

No “festival que nunca se esquece” há oficinas aeronautas gratuitas nos dias 23, 24 e 25 de abril, no FACE, destinadas a professores, educadores e elementos das coletividades. Três dias de trabalho para a construção de uma marioneta que será integrada em cena e em deambulação pelas ruas de Espinho. E, entre outros, há também o workshop gratuito “Sombras para Brincar ao Sol”, às 17 horas de 30 de abril, no FACE, e destinado a crianças, pais e avós.

Entretanto, a abertura da exposição “20 Anos Mandrágora” no Centro Multimeios está marcada para as 16h30 do feriado, destacando-se ainda “marionetas a florir” nas montras da cidade. São trabalhos realizados por crianças do ensino pré-escolar no âmbito do projeto “O Mário e a Neta vão às escolas”. Acresce referir que o Mar-Marionetas realiza, igualmente, uma série de outras iniciativas complementares, de âmbito lúdico e pedagógico, que têm garantida uma aproximação muito relevante aos nossos diversos públicos, como workshops, exposições, animações de rua e atividades regulares nas escolas ao longo do ano letivo no âmbito do projeto.

“Aldeia Balão” no Largo da Câmara e Rua 19 – 25 de abril (15h00)

“Marionetas de Circo” no FACE – 27, 28 e 29 de abril (10h15 e 14h30)

“Error 404” no FACE –30 de abril (16h00)

“Viajeros del Carrusel” no Centro Multimeios –1 de maio (11h00)

“Os Sonhos de Tom” no Auditório de Espinho – Academia – 1 de maio (17 horas)

“Os Grandes Não Têm Ideias” no FACE – 7 de maio (16h00)

 “BicimariOFOne” no Centro Multimeios – 8 de maio (17h30)

“Achimpa” no FACE – 14 de maio (16h00)

“Corações Rasgados” no salão nobre da Piscina Solário Atlântico – 14 de maio (21h30)

“Lições de Voo” no Auditório de Espinho – Academia – 15 de maio (16h00)