‘Patrulha Júnior’ vai ao Centro Multimeios

Foto: DR

A campanha “Patrulha Júnior” vai estar amanhã [19 de abril] no Centro Multimeios de Espinho, com a apresentação de uma peça de teatro para as crianças do primeiro ciclo do Município de Espinho. As sessões realizam-se às 10 e às 11 horas, durante a manhã e da parte da tarde, às 14h30, contando com a participação especial de elementos da Divisão Policial de Espinho da Polícia de Segurança Pública (PSP) e dos Bombeiros do Concelho de Espinho.

Esta campanha de sensibilização, que é dirigida especialmente para os mais novos,

consiste numa peça de teatro que “transforma as crianças em agentes desta patrulha, tornando-os nos principais embaixadores dos perigos relacionados com o uso do telemóvel durante a condução”.

A ‘Patrulha Júnior’ tem como principal objetivo “sensibilizar os mais novos para a segurança rodoviária e para a prevenção de comportamentos de risco na estrada, criando as condições necessárias para garantir, a curto prazo, a divulgação da mensagem aos adultos através de um agente bastante persuasivo – as crianças – e, a longo prazo, gerações futuras de condutores mais responsáveis”.

A peça de teatro é desenvolvida de uma forma simples e direta, e alerta as crianças para “os perigos causados pela distração do condutor com o telemóvel”.

No final da peça, cada uma das crianças participantes será recrutada como agente da ‘Patrulha Júnior’, com a atribuição do distintivo desta patrulha e a entrega do Manual do Bom Agente, de forma “a sensibilizar os mais jovens para alertarem os adultos para o seu comportamento enquanto condutores”.

A ‘Patrulha Júnior’ é uma iniciativa da Ascendi, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Esta iniciativa conta, ainda, com o apoio e envolvimento direto da Câmara Municipal de Espinho e das escolas do primeiro ciclo deste concelho.