Rua 37 (Foto: Francisco Azevedo)

A quase constante ocorrência de quedas de pessoas, principalmente idosas, em passeios com irregularidades na cidade tem acumulado indignação, com mais destaque aquando da consequência de ferimentos, em alguns casos com necessidade de recurso a tratamento hospitalar.

“Assisti, há poucos dias, à queda de uma senhora que caminhava com o marido na Rua 62, junto à Rua 15”, conta Fernanda Teixeira, de 42 anos. “Tratava-se de um casal norte-americano que provavelmente estaria a gozar férias em Espinho. Valeu na circunstância a pronta ajuda de um senhor que por ali passava e que logo acionou o serviço do INEM. A senhora foi então socorrida e de seguida transportada ao Hospital de Gaia para que fosse avaliada uma eventual lesão grave. É provável que aquele casal estrangeiro não queira voltar a Espinho. É natural que as quedas na via pública possam acontecer a qualquer pessoa ou criança, mas se os buracos fossem tapados, talvez não houvesse tantas quedas. Já reparei que os buracos nessa zona já foram tapados, mas há mais dispersos pela cidade”, acrescenta aquela cidadã.
Outro ponto crítico localiza-se na Rua 37, junto aos semáforos no acesso ao Hospital e ao Centro de Saúde de Espinho, no extremo de uma das parcelas do terreno da feira semanal.
“Há tempos caiu lá um senhor que aparentava mais de 70 anos”, revela Joaquim Pereira, de 63 anos, atravessando a passadeira depois de ter superado “as ratoeiras” da pavimentação do passeio. “A irregularidade do chão até finta o mais prevenido. Este não é um problema recente, pois há exemplos de buracos e irregularidades nos passeios que já têm muito tempo, ou talvez até anos”.
E, de facto, há apontamentos que se prolongam há demasiado tempo, alguns anteriores a 2022, a 2021 e não só. A requalificação das ruas da zona central da cidade não abrangeu todas as artérias e, por isso, ainda há passeios com alguns sinais de degradação e que afetam a mobilidade pedonal.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 02 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.