Lavandarias self-service: “solução económica” e “eficaz”

Foto: Sara Ferreira

Tem no nome tanque, mas a roupa não se lava à mão. O negócio nasceu em dezembro de 2017. O casal Paulo Ferreira e Armanda Sousa, regressou do estrangeiro e decidiu investir em Espinho. Paulo e Armanda apostaram numa lavandaria self-service. Um serviço que foi pensado para o local onde está inserido, próximo do Complexo Habitacional da Ponte de Anta e que oferece inúmeras vantagens aos seus utilizadores.

“Estivemos a trabalhar no estrangeiro e era nossa intenção fazer um investimento em Espinho, na minha terra. Vimos várias oportunidades de negócio e foi então que surgiu esta loja, neste local, onde existem muito poucos espaços para se instalar um estabelecimento comercial”, explicou o guetinense Paulo Ferreira que confessa não ter qualquer experiência, na altura, nesta área de negócio. “Assumimo-lo como um risco calculado e, por isso, inicialmente adquirimos apenas quatro máquinas. Porém, cedo nos apercebemos que não tínhamos capacidade de resposta para os nossos clientes, sobretudo no inverno, para a secagem. Foi por isso que adquirimos uma terceira máquina de secar e deste modo conseguimos oferecer um serviço ainda melhor a esta comunidade”, acrescentou o proprietário do Tanque D’Anta, num negócio que até acaba por dar “alguma liberdade” a Paulo e à mulher, Armanda Sousa, poderem “exercer uma outra atividade profissional”.

Tudo começou com esta ideia, mas foi necessário algum envolvimento por parte do casal na busca de soluções para a implementar. “Fizemos uma pesquisa sobre este negócio no estrangeiro, mas acabámos por adquirir todo o equipamento a empresas portuguesas. Fizemos um estudo prévio para o investimento e tentámos perceber quais os potenciais clientes”, contou aquele empresário.

Depois disto foi necessário encontrar um nome, algo que foi extremamente fácil. “Sou de Guetim e sou do tempo em que havia aqui, um pouco mais abaixo, o tanque de Anta. Daí que me tenha lembrado logo do nome Tanque D’Anta para esta empresa. Foi muito fácil associar este nome e enquadrar esta empresa neste lugar”, confidenciou Paulo Ferreira.

Reportagem completa na edição de 2 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.