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Encontra-se em bom ritmo a requalificação e renovação da linha do Vouga, no troço Oliveira de Azeméis – Santa Maria da Feira. Concurso para Espinho-Feira ainda por lançar.

No decorrer do mês de maio, a intervenção prevista no Plano de Reabilitação da Linha do Vouga chegou à estação de São João da Madeira e ao apeadeiro de Arrifana, ficando desta forma renovados cerca de oito quilómetros de via, dos 13 que separam as estações de Oliveira de Azeméis e Vila da Feira – a segunda empreitada já iniciada neste plano de obras públicas, depois do troço entre Águeda e Sernada do Vouga, que se encontra concluído.

Já neste mês de junho, e segundo documentou o Movimento Cívico pela Linha do Vouga nas redes sociais, os trabalhos prosseguiram com a colocação em carril de maquinaria para “ataque mecânico pesado”. Este equipamento, fornecido pelo grupo AZVI, servirá para regularização e nivelamento do balastro e vai permitir concluir os trabalhos de renovação integral da via férrea entre as duas cidades, cujo investimento ascende a 3,5 milhões de euros.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), as obras de renovação e modernização da linha do Vouga – previstas no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) – contemplam “a substituição integral de carril, travessas e fixações, a balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível”.

Após a renovação da ligação entre Águeda e Sernada e já num procedimento posterior ao concurso para beneficiação do troço entre Oliveira de Azeméis e Feira, a IP lançou no início deste ano uma terceira empreitada para reabrir a via entre Sernada e Oliveira de Azeméis, encerrada para transporte de passageiros desde novembro de 2013. Este concurso estima um investimento de “4,95 milhões de euros, ao qual se somarão os encargos relacionados com os materiais a aplicar”, permitindo assim reativar o serviço naquele troço.

De recordar, que o investimento estimado nos 96 quilómetros de ligação entre Espinho e Aveiro ascende a 34 milhões até 2025. Este valor, no entanto, corresponde a apenas um terço do montante global inscrito no PNI 2030: cerca de 100 milhões de euros previstos para a única linha de bitola métrica ainda existente na rede ferroviária nacional.

A obra de renovação do troço entre Espinho e Feira – fundamental para a articulação da linha do Vouga com a linha do Norte – não tem ainda concurso aberto, apesar do diretório da rede publicado pela IP em dezembro passado ter previsto o seu lançamento para o segundo trimestre de 2022.