O par formado pelos irmãos Ana e Pedro Walgode conquistou a medalha de ouro na prova de patinagem artística dos Jogos Mundiais e subiu ao lugar mais alto do pódio em Birmingham, nos Estados Unidos da América.
A dupla portuguesa assumiu a liderança da competição ao obter 83.54 pontos na prova de Style Dance e ficou atrás dos italianos na categoria Free Dance. No entanto, a medalha de ouro veio mesmo para Espinho e por uma diferença mínima de 0.03 pontos.
Com a prata ficou o par italiano e o bronze viajou para a Colômbia.
Na edição de 28 de outubro de 2021 da Defesa de Espinho, Ana Walgode garantiu que os Jogos Mundiais são “a competição mais importante para a patinagem artística” e confessou que seria “certamente um dos momentos mais altos” da carreira dos irmãos.
Agora, Ana afirma que “ganhar o ouro nesta competição foi um sonho tornado realidade”. “Estes jogos são o auge da nossa carreira desportiva, a única competição para a patinagem artística organizada pelo Comité Olímpico Internacional a cada quatro anos”, explica a patinadora.
Aquela que foi “uma preparação com muito foco, dedicação e sacrifício” começou quando os irmãos se classificaram para esta prova ao sagrarem-se vice-campeões mundiais em 2021. “Aí definimos que lutaríamos com tudo o que tínhamos para chegar ao tão ambicionado ouro”, confidencia Ana Walgode.
O convívio com 3600 atletas de 36 desportos e de mais de 100 países, aliado à boa receção, fez o par sentir “o verdadeiro ‘sweet home Alabama’”.
“Estamos muito orgulhosos por representar as cores de Portugal e por fazer ouvir A Portuguesa nos Jogos Mundiais ao fim de 21 anos”, conclui.
Os irmãos Walgode juntam este ouro às 19 medalhas de Ana e às 23 de Pedro, conquistadas ao longo de 18 anos da prática da patinagem artística.