Pinto Moreira vai ter funções mais relevantes na Assembleia da República, com a promoção no grupo social-democrata. Fotografia: DR

O grupo parlamentar do PSD é agora presidido por Joaquim Miranda Sarmento, sucessor de Paulo Mota Pinto na nova conjuntura partidária resultante da eleição de Luís Montenegro. No conjunto das áreas políticas adstritas às vice-presidências destaca-se a atribuição da área da defesa a Pinto Moreira, ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho.

“A defesa é deveras relevante no atual contexto mundial”, frisa Pinto Moreira. “Estamos num quadro de crise internacional com uma guerra que resulta da invasão da Ucrânia por parte da Rússia em que, por isso, as questões da defesa adquirem um papel absolutamente primordial, designadamente no âmbito da NATO, e relativamente ao reforço da dotação orçamental para a defesa”.

A ascensão parlamentar do ex-autarca espinhense é notória em tão pouco tempo. “É verdade que cheguei há cerca de quatro meses à Assembleia da República, mas encaro as funções parlamentares como sempre encarei todas as funções políticas que tive com elevado espírito de missão e sentido de responsabilidade. Tem sido uma progressão entendida por muitos como rápida, mas quem entendeu pela minha escolha para esta nova função parlamentar, naturalmente que o fez confiando nas minhas competências e na minha capacidade de trabalho”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 21 de julho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.