Foto: DR

Grupeta Cénica é um grupo de teatro formado por jovens espinhenses que irá apresentar, na sexta-feira às 21h30, no FACE, a peça ‘Será que disse?’. Sob orientação do encenador Emílio Gomes, diretor dos clubes de teatro do Teatro Nacional de S. João, a Grupeta Cénica pretende enraizar-se em Espinho para trazer a arte de fazer teatro ao palco desta cidade, com jovens espinhenses.

“A Grupeta Cénica surge do desejo de um grupo de adolescentes em fazer teatro”, explicou à Defesa de Espinho o encenador, Emílio Gomes que tem, também, um projeto de direção dos clubes de teatro do Teatro Nacional de S. João, no Porto. “Encontrei em Espinho, jovens com vontade de brincar ‘ao faz de conta’ e de construírem as suas próprias ficções e personagens”, prosseguiu o encenador, contando que “foi através das regras da improvisação” que se fez todo o percurso até ao guião e à cena. “Foi experimentando, errando, apagando e voltando a escrever que chegámos a um texto e uma cena”, disse Emílio Gomes sobre a peça de teatro que este grupo de jovens espinhenses irá trazer ao palco na sexta-feira.

“Este é o primeiro desafio da Grupeta Cénica”, admite o encenador portuense. “Como o nome indica, na Grupeta, criamos e experimentamos em coletivo para evoluirmos individualmente”, acrescentou.

A Grupeta Cénica é formada por uma dúzia de jovens espinhenses e surgiu da ideia de um dos seus elementos, uma jovem espinhense, ao frequentar um curso no Teatro Nacional de S. João. O projeto arrancou no ano passado e contou com o apoio do Município de Espinho e do Museu Municipal e do Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE). Veio para se enraizar e para crescer. “O nosso objetivo era o de estarmos ligados a uma instituição”, explicou Emílio Gomes, adiantando que até já falaram com a Academia de Música de Espinho, mas que neste momento ainda nada está concretizado.

Notícia completa na edição de 22 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.