(Fotografia: Sara Ferreira)

Recomendação foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal

A partir de uma recomendação apresentada na última sessão da Assembleia Municipal (AM), o Bloco de Esquerda defendeu ser “fundamental que a gratuitidade dos transportes públicos possa ser uma realidade no município”.

Segundo João Matos, vogal da AM, eleito para representar o Bloco de Esquerda, esta recomendação defende que “o caminho da gratuitidade deve iniciar-se com as pessoas desempregadas, jovens até aos 23 anos, pessoas com 65 anos ou mais e, também, pessoas com deficiência”, mas que este seja apenas o primeiro passo, sendo tida em conta uma “gratuitidade progressiva do passe de transporte”.

Justificando a proposta, João Matos referiu haver uma “híper dependência do transporte individual” que “quem o tem e o pode sustentar tem mobilidade e pode-se colocar nos mais diversos pontos e aceder a diferentes serviços”, não acontecendo de igual forma para quem depende de transportes públicos. “Numa realidade profissional que permita a garantia de um posto de trabalho, as pessoas que dependem de um transporte coletivo muitas vezes estão arredadas de aceder até ao seu próprio local de trabalho e, portanto, para o bloco de esquerda é preciso haver uma garantia de transportes na esfera pública” que seja “uma rede ampla, diversa, cómoda, segura e frequente”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 06 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€