Poupar nem sempre é fácil, mas cada vez mais se torna uma prioridade para fazer face a tantas mudanças e incertezas. Se algum bem ficou da pandemia, foi uma crescente consciência para temas como literacia financeira e poupança. Sabendo que não é fácil darmos algumas sugestões para gerir melhor o orçamento e ter mais tempo para o que importa.

Ao fazer o seu plano de poupança, comece por definir objetivos claros como, por exemplo, as férias de verão. Sabendo o valor necessário, defina um espaço temporal e o valor mensal, os objetivos devem ser ajustados à realidade e exequíveis de cumprir, não seja demasiado ambicioso.

Organize um calendário mensal social, que ajuda a selecionar os eventos que não pode mesmo perder, daqueles que são supérfluos.

Registe sempre os seus gastos mesmo os mais pequenos. Saber onde gasta é a melhor forma de se organizar e evitar gastos desnecessários.

Evite recorrer a crédito para as suas compras.

Evite as compras emocionais e experimente a técnica dos 10 segundos: segure o objeto e responda a algumas questões: Quando vou usar? Preciso mesmo? Posso adiar? Se as respostas não forem satisfatórias, não compre.

Evite compras por conveniência: por exemplo tome café em casa antes de sair e leve almoço para o trabalho.

Quando se sentir mais confiante pode começar a usar pequenos desafios de poupança como por exemplo:

• SPARE CHANGE CHALLENGE: todos os trocos das suas compras são guardados num “mealheiro” e só revisto no final do ano (vai ficar surpreendido).
Este desafio destina-se a quem prefere usar dinheiro real, em vez do virtual como apps, cartões etc.

•ORÇAMENTO INVERTIDO: tire do salário o montante que quer poupar, e depois faça a gestão das despesas com o restante.

Agora algumas dicas para poupança doméstica:

  • Aposte em energia solar
  • Utilize máquinas na carga máxima e em horário económico
  • Regule o frigorifico entre os 3º e 5º e o congelador sem ultrapassar os 18º
  • Use redutores de água nas torneiras

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com

A