A Mutualidade de Santa Maria, sediada em Esmoriz, promove um workshop para jovens NEET no dia 21 de novembro. A iniciativa é gratuita e visa estimular esta população a integrar-se na vida ativa, por via do voluntariado.

‘Nem-Nem’ é o termo pelo qual são conhecidos os jovens que não estudam, não trabalham, nem frequentam nenhuma ação de formação. Estima-se que em Portugal sejam mais de 200 mil as pessoas que, no intervalo entre os 20 e os 34 anos, estejam nesta condição, que em termos internacionais assume a designação de NEET – Not Employed, Not in Education, Not in Training.

Atenta a esta realidade, a União das Mutualidades Portuguesas (UMP), em parceria com a congénere irlandesa Irish Rural Link, está a promover um conjunto de iniciativas integradas no projeto europeu Beyond Neet – financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de intercâmbio Erasmus+ – com o objetivo de promover a inclusão da população ‘nem-nem’ no mercado de trabalho. As ações lúdico-pedagógicas integradas no Beyond Neet passam, em termos práticos, por incentivar os jovens desocupados a integrarem-se profissionalmente, primeiro através da realização de programas de voluntariado e, depois, pelo acolhimento de organizações que se associem a esta iniciativa.

Neste âmbito, em colaboração com a UMP, a Mutualidade de Santa Maria, em Esmoriz, prepara-se para acolher um workshop Beyond Neet no dia 21 de novembro, dedicado a esta população específica. A atividade formativa terá lugar no auditório desta associação de socorros mútuos – cuja sede se situa em plena EN 109, no centro da freguesia, em frente à estátua de homenagem ao tanoeiro – a partir das 9 horas, e será composta por diversas atividades individuais e de grupo, que, de acordo com a organização, procuram “perceber as razões pelas quais os participantes não trabalham, não estudam nem estão envolvidos em formação ou estágios, e quais as suas ambições pessoais e profissionais”.

A UMP e a Mutualidade de Santa Maria têm inscrições abertas para o workshop Beyond Neet até ao dia 11 de novembro. Os interessados em participar nesta atividade formativa podem submeter a sua adesão de forma totalmente gratuita, através do telefone 915 393 126 ou do endereço de email erasmus@mutualismo.pt. Além de um “kit de boas-vindas”, os inscritos vão receber um voucher de duas conhecidas cadeias de supermercados e comércio eletrónico, além de uma senha para almoço.